domingo, 22 de abril de 2012

Jogos Vorazes: Em Chamas - Suzanne Collins

Tudo bem, depois de mais de uma semana finalmente posso postar a continuação do Jogos Vorazes, Em Chamas - tem livros mais perfeitos? - Depois que tudo acabou e parece ir bem, na base do possível, Katniss se vê envolvida em mais um problema. Sua vitória mecheu  com a cabeça de muitos distritos e rebeliões começam a nascer. Com tudo isso, presidente Snow - o diabólico -  se vê obrigada a tomar uma atitude, e é assim que novamente a vida de Katniss, Peeta e todos que eles amam voltam a correr perigo.
O relacionamento forçado - ou não tão forçado em relação a Peeta - volta a ser obrigatório, e dessa vez em caso de vida ou morte.
Quando começa a não ser a coisa mais convincente, o capital resolve coloca-los novamente na arena. SIM! Isso mesmo que vocês leram. 
De 25 a 25 anos acontece o Massacre Quaternário, onde é feito um sorteio dos vencedores das edições anteriores e colocados novamente em arena, e o capitol, que não são nada espertos - e muito  fodidos - se verem dispostos a se livrarem dos novos vencedores os colocando novamente em arena.
Concerteza Em Chamas é o livro mais emocionante da trilogia. É visível a profundida da confusão existente dentro da própria Kitniss, embora em vários momentos isso me desperte raiva, não posso deixar de compreende-lá. Porra, a mina sofreu a vida toda praticamente, precisou ser forte e tomar as redias da sua família, entrou em uma arena onde foi posta para morrer, e sem ao menos tempo para respirar se vê novamente a prova da morte, dá um tempo né? Ela precisa de um tempo, e eu gostei muito mesmo do modo como ela agiu. A autora não colocou o romance em primeiro lugar, é claro que ele existe, porém ele não é facilmente enxergado porque a situações muito piores para serem retratadas, como pessoas passando fome, e o mundo - Panem - praticamente em guerra. Então, é legal o modo realista retratado.
Olha, tenho que admitir que no começo me simpatizei e muito com o Gale, mas a cada livro que passa venho tendo mais antipatia com a sua cara, pode ser porque sou totalmente team Peeta. 
Falando nele, gente, tem coisa mais fofa que o Peeta ? Nossa, cada parte que contava com sua participaão no livro me deixava babando, que cara perfeito *-*
Mas voltando ao contesto do livro, a entrada de novos personagens acontece, como Finnick. Ele é um dos ganhadores das edições anteriores e que vai para participar do Massacre Quartenário. No começo eu tive muito duvida sobre a sua pessoa, mas logo se tornou outra paixão minha.
Concluindo, o livro é maravilhoso e continua no mesmo nível do anterior. Posso adiantar que o Terceiro também não decepciona, e na próxima semana voltarei com a resenha. 

 Eu ergo minha cabeça, encontro os olhos de Peeta. "Por que você está dizendo isso agora??
"Porque eu não quero que você esqueça o quão diferentes são as nossas circunstâncias. Se você morrer, e eu viver, não há vida para mim na volta para o Distrito Doze. Você é a minha vida inteira", diz ele. "Eu nunca seria feliz novamente." Eu começo a objetar, mas ele coloca o dedo nos meus lábios. "É diferente para você. Eu não estou dizendo que não seria difícil. Mas existem outras pessoas que fariam sua vida valer a pena."(...)
"Sua família precisa de você, Katniss", Peeta diz.
Minha família. Minha mãe. Minha irmã. E meu falso primo Gale. Mas a intenção de Peeta é clara. Esse Gale é realmente a minha família, ou será um dia, se eu viver. Que eu vou casar com ele. Então Peeta está me dando a sua vida e Gale ao mesmo tempo. Para me deixar saber que eu não deveria nunca ter dúvidas sobre isso.
Tudo. Isso é o que Peeta quer, me levar com ele. (...)
"Ninguém precisa de mim", diz ele, e não há auto-piedade em sua voz. É verdade que sua família não precisa dele. Eles vão pranteá-lo, assim como um punhado de amigos. Mas eles vão chegar lá. Mesmo Haymitch, com a ajuda de um lote de licor branco, vai chegar lá. Eu percebo que apenas uma pessoa será danificada além do reparo se Peeta morrer.
Eu.
"Eu", eu digo. "Eu preciso de você."






Sinopse: Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Depois de os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

3 comentários:

HONORATO, Sandro. disse...

Boa tarde :)
Nem li "Jogos Vorazes" ainda :(
Mas ficou legal o sua resenha :)
Meus parabéns :)

Beijos e cuide-se

RIMAS DO PRETO

Anônimo disse...

Quase eu comprava esse livro, mas como é serie e só tinha o 2 eu acabei nem comprando

Layla Saluanne disse...

Jéeh, vale totalmente a pena comprar! é perfeito *-*